A CÂMARA - HISTÓRIA

A Câmara Municipal de Vereadores de Abelardo Luz foi instalada oficialmente em 31 de janeiro de 1959. O primeiro vereador a presidir a Casa Legislativa foi Benjamim Dambros, que ficou no cargo até 30 de janeiro de 1960. 

A primeira sessão foi marcada neste dia com a posse do primeiro prefeito eleito, Maurício Rodrigues da Costa, e dos primeiros vereadores eleitos da 1ª Legislatura (1959 a 1963): Afonso Celso Linhares da Silva, Ageniple Silva, Armando Mazetti, Benjamim Dambros, João Karpinski, José de Sennes Pinto e Laurindo Zandoná.

Nos primeiros anos, a Câmara de Vereadores funcionava em uma sala dentro da antiga prefeitura, onde também estava instalada provisoriamente a primeira delegacia do município. Com o passar dos anos, os espaços foram sendo melhorados, porém sempre funcionando em locais cedidos pelo Poder Executivo Municipal.

A sede própria foi construída somente 48 anos após a sua instalação, sendo inaugurada em 22 de junho de 2007. O atual prédio tem uma estrutura física de 692,29 metros quadrados, divididos em dois pisos. Na parte térrea, funciona a secretaria administrativa, a sala da presidência e as salas de assessoramento legislativo. Na parte superior fica o Plenário “Arno de Andrade”, onde acontecem as Sessões Legislativas e os principais debates dos vereadores.

 

ABELARDO LUZ

 

Abelardo Luz, integrante da antiga Colônia Militar de Chapecó denominada Chapecó Grande, fazia parte do Distrito de Diogo Ribeiro, hoje São Domingos, com o nome de Passo das Flores. Em 1922, foi elevado a Distrito com o nome de Abelardo Luz, em homenagem ao filho do então Governador Hercílio Luz.

Os primeiros colonizadores de Abelardo Luz foram provenientes do Estado de Minas Gerais. As primeiras famílias de que se têm notícia foram as de Messias de Souza e Leocádio dos Santos, que já encontraram estabelecida a família de João de Oliveira, na então fazenda Alegre do Marco.

 

Gentílico: abelardo-luzense ou abelardense;

Área Territorial: 955,37 km²

Principais Etnias: Alemã, cabocla e italiana

População estimada: 17.847 (IBGE, 2017)

Data de Criação: 21/06/1958 (Lei nº 348)

Data de Instalação: 27/07/1958

Principal Atividade Econômica: Agricultura

Clima: Mesotérmico, com temperatura entre 18ºC e 30ºC

Localização: Região Oeste de Santa Catarina, a 574Km de Florianópolis

Feriados Municipais: 20 de Janeiro (Dia de São Sebastião); 27 de Julho (Dia do Município); 25 de Maio (Dia da Reforma Agrária) e Dia de Corpus Christi

C1
C2
C3
C4