Câmara solicita informações sobre Programa Saúde Bucal

Sessão Ordinária05.06.19

Pedido de Informação requer levantamento sobre fornecimento de próteses dentárias, valor mensal repassado, número de profissionais e onde estão exercendo sua função

Em uma sessão de muitos apontamentos de problemas relatados por pacientes sobre a área da Saúde no município, foi aprovado por unanimidade, o Pedido de Informação 21/2019 de Autoria de Queila Baretta, Fabrício Zorzi, Isabel de Andrade e Vilmar Baumgratz solicitando informações sobre o Programa Saúde Bucal. O documento requer dados sobre as seguintes questões:

Se está sendo disponibilizada prótese dentaria aos pacientes que solicitam, bem como qual é a cota mensal? Caso não esteja sendo disponibilizado o referido serviço, que sejam esclarecidas as razões do não fornecimento. Qual é o valor mensal que o município de Abelardo Luz recebe através do programa Saúde Bucal? Quantos Profissionais na área odontológica (dentista) a Secretaria Municipal de Saúde tem a sua disposição, bem como qual é o nome de cada profissional e o local onde estão exercendo suas funções?

Após a sessão a Presidente do Legislativo, Queila Baretta, uma das autoras do pedido, justificou o questionamento. “Nós temos oito ESF(Estratégia de Saúde Familiar) e a gente tem notícias de que não temos oito dentistas em nosso município. Isso é atenção básica, precisa ter dentistas nos postos de saúde e ao que foi relatado pra gente isso não está acontecendo. E sobre as próteses há também bastante desencontro de informações”.

Em virtude da ausência do vereador Carlinhos de Sennes, o pedido foi aprovado com 9 votos favoráveis.