Mulheres ocupam lugar de destaque na Política de Abelardo Luz

Gabinete do Vereador25.01.17

Das 11 cadeiras disponíveis, apenas dois vereadores foram reeleitos e três lugares são ocupados por mulheres: Carla Cristina Antunes Kleinebing, Isabel Jesus de Andrade e Queila Cristina Barreta.

148535962011526

Desde a instalação da Câmara Municipal de Vereadores de Abelardo Luz, no ano de 1959 e em 15 Legislaturas, em apenas duas delas, três mulheres ocuparam cadeiras, das 11 disponíveis, sendo que na maioria, todas as vagas foram ocupadas por homens ou apenas uma mulher. A primeira vez aconteceu em 2001, sendo eleitas vereadoras Marlene Aghata Piccin (in memoriam), Miriam Fátima Bodaneze Kuhn e Rosane Fátima Coronetti Domanski.

Neste ano de 2017, houve uma grande inovação. Das 11 cadeiras disponíveis, apenas dois vereadores foram reeleitos e três lugares são ocupados por mulheres: Carla Cristina Antunes Kleinebing, Isabel Jesus de Andrade e Queila Cristina Barreta. 

Carla Cristina Antunes Kleinebing, reside em Abelardo Luz há 33 anos, casada, mãe de uma filha, formada, tem duas Pós Graduações na área contábil, contadora e trabalha há 18 anos no Serviço Público. “A mulher está buscando seu espaço em todos os setores e na política não é diferente. Essa Legislatura é uma prova disso, onde estamos em três vereadoras eleitas. Acredito que a mulher mostrou sua força e através das urnas mostrou que a voz da mulher pode ser ouvida. A expectativa é grande, onde temos uma grande responsabilidade. A caminhada é árdua, mais vou trabalhar para o bem comum do município. Entrei para política com a ideia de que ela precisa ser renovada até pela atual conjuntura. Vivemos um momento de crise econômica, política, moral e a imagem do político estava desacreditada em nível de Brasil. Mas fico convicta de que vale a pena fazer política e que pode ser diferente. Estou a disposição de todos os abelardenses”.

 Queila Cristina Barreta, casada, mãe de duas filhas, Pedagoga, funcionária pública efetiva, nove anos de concurso na prefeitura. Em 2013 assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, onde permaneceu até março de 2016. “Cada dia a mulher está conquistando mais seu espaço na Política. Neste pleito são três mulheres eleitas, por coincidência, cada uma representa coligações diferentes. Vejo que estamos conquistando nosso espaço, talvez pela forma diferenciada que a mulher vê e tentar solucionar os problemas. Estou com uma expectativa muito grande na Câmara de Vereadores, não só por nós mulheres, mas pelo o que a gente conversa com os colegas vereadores, mas viemos de uma perspectiva que será realizado um trabalho diferente. Através do trabalho e dignidade podemos mostrar para as pessoas que dá para acreditar na Política. Agora tenho uma missão mais árdua, com mais comprometimento e responsabilidade. Independente do partido e coligação sou vereadora do povo de Abelardo Luz.        

Isabel Jesus de Andrade, natural de Abelardo Luz, solteira, trabalhou no município na área da saúde, conhecendo as necessidades do povo. Também foi eleita vereadora no pleito 2013/2016, sendo reeleita para 2017/2020. “Quando nasci, meu pai – Arno de Andrade, já estava envolvido na política. Tornou-se uma liderança buscando melhorar a vida e a saúde das pessoas. Junto com um grande homem, sempre tem uma grande mulher e minha mãe foi guerreira e sempre apoiou. Hoje me espelho neles e vejo que no Brasil, o que mais temos necessidade é de pessoas honestas. A corrupção está tomando conta em todos os setores. Ser honesto é uma obrigação, a final, fui eleita pelo povo. Hoje estou feliz, porque são três mulheres que estão fazendo parte da bancada da Câmara de Vereadores. Sempre enfatizei a importância da mulher na política. Não quero mais cometer os erros que cometi. Politicamente, hoje tenho muito mais experiência e vou procurar fazer um trabalho juntamente com a população abelardense. Agradeço a Deus, família e dizer que quero trabalhar para o povo”.     

Cargos Comissionados

Nos Cargos de Comissão, o Presidente da casa Lucas Senajoto optou por três mulheres: Raquel Alcantara Pimentel Ferreira Haddad – Assessora de Gabinete, Josiane Santin – Assessora Jurídica e Franciele Zilli Lins – Assessora de Comunicação.