Secretária e Diretor do IFC esclarecem polêmica sobre ideologia de gênero em Congresso

Sessão Ordinária17.10.18

Em redes sociais alguns pais questionaram sobre trabalhos que traziam a discussão do tema

Whatsapp%20image%202018 10 17%20at%2020.21.34

O Diretor do Instituto Federal Catarinense, Jorge Dutra, e secretária municipal de Educação, Eliane Cântele, compareceram na sessão da ultima segunda-feira(15) para esclarecem polêmica levantada pelas redes sociais sobre trabalho de Ideologia de Gênero exposto no 1º Congresso Nacional de Educação realizado em setembro, em Abelardo Luz . De acordo com Jorge Dutra, o encontro abordou vários temas e não somente o do trabalho exposto nas redes sociais.

“Ao longo desses três dias do Congresso abordamos alguns problemas que perpassam nossa realidade educacional. E dentre elas está o tema que gerou polêmica e foi discutido nesta Casa. O título do trabalho é, ‘Gênero e sexualidade: Considerações sobre identidade e diversidade’. Este foi um dos 12 trabalhos apresentados no congresso e foram avaliados pelo conselho. Alguns inclusive foram reprovados”.

O diretor esclareceu que as questões de gênero estão presentes no cotidiano, como a dupla jornada de trabalho das mulheres. E a abordagem também serviu para explorar outros assuntos, entre eles a violência sexual sofrida pelos adolescentes e crianças em nosso município que foram descobertos na escola.

“Dois exemplos que citei no congresso: primeiro se um trago o caso de a família ter um filho e uma filha, quem será chamado para limpar a casa? Ou que será chamado para lavar a louça? Imagina você mulher, chegar em casa depois do trabalho e fazer a refeição para a família jantar.  Para a mulher parece natural, agora se o homem fizer isso será um gesto nobre ou romântico. Por que, para as mulheres é natural e para o homem um gesto valioso? A discussão sobre gênero ajuda a discutir isso”.

Ainda de acordo com o diretor do IFC, não houve qualquer discussão ou sugestão sobre inclusão de ideologia de gênero no currículo escolar da educação municipal.

Whatsapp image 2018 10 17 at 20.21.41